Bambuterapia: Energia, drenagem e tonificação com o toque da natureza
O que é a Bambuterapia?
A bambuterapia é uma técnica de massagem em que são utilizadas hastes de bambu de diferentes tamanhos e espessuras. Original da França e popularizada no Brasil e em centros de bem estar ao redor do mundo, ela é capaz de trazer vários benefícios não só para a estética, mas também para a auto-estima, bem-estar e qualidade de vida. Com efeitos de relaxamento muscular profundo, terapêuticos, drenagem, tratamentos de celulite, flacidez e gordura localizada, os bambus que dão nome a este terapia são usados sobretudos para fins estéticos ou terapêuticos.
O bambu, símbolo de flexibilidade e força, torna-se aqui uma extensão das mãos do terapeuta, promovendo o equilíbrio energético e revitalização profunda.
Como é realizada a massagem de bambuterapia?
A execução da massagem de bambuterapia vai depender dos objetivos que pretendemos alcançar e da zona a tratar. Dessa forma, podem ser utilizados bambus de diferentes tamanhos e espessuras, com o objetivo de adaptarmo-nos a cada região do corpo, desde a cara aos pés.
No nosso caso, iremos usar apenas os bambus para o corpo para fins de massagem de relaxamento, terapêutico e linfática.
Os movimentos da massagem com os bambus variam de acordo com os objetivos a alcançar, mas de modo geral devem ser executados com cuidado. Quando utilizamos movimentos suaves, leves e de forma lenta, levando em consideração o sentido da linfa, a massagem atua como uma drenagem linfática fazendo com que os edemas diminuam. Se pelo contrário, usamos uma pressão mais forte e movimentos médios/lentos, o tratamento proporciona um relaxamento profundo dos músculos, sendo uma massagem de relaxamento ou até mesmo terapêutica.
Para uma obtenção de melhores resultados, esta terapia deve ser associada a outros procedimentos tal como a massagem de relaxamento, terapêutica e desportiva.
Quais os benefícios da bambuterapia?
- Alívio das tensões musculares: A massagem profunda com bambus alcança camadas musculares intensas, sendo excelente para quem sofre de dores nas costas, tensão crónica ou fadiga muscular;
- Alivio de dores musculares;
- Melhora a tonificação muscular;
- Redução de edemas;
- Redução da celulite e modelação corporal: Os movimentos drenantes e tonificantes ajudam a reorganizar o tecido adiposo, suavizar a celulite e redefinir contornos corporais, sobretudo nas pernas, abdómen e glúteos.
- Eliminação de toxinas do corpo;
- Melhoria da circulação sanguínea e linfática: A pressão controlada dos bambus estimula o fluxo linfático e venoso, promovendo a eliminação de toxinas, redução de edemas e melhoria do aspeto da pele;
- Diminuição do stresse;
- Aumenta a sensação de bem-estar do corpo;
- Melhora a qualidade de vida;
- Estimulação energética: Segundo os princípios da medicina oriental, o bambu também atua sobre os meridianos, promovendo o equilíbrio energético e restaurando a vitalidade geral do corpo;
- Promove o relaxamento corporal;
- Melhora a elasticidade da pele;
- Melhora a elasticidade muscular;
- Melhora a oxigenação e nutrição dos tecidos;
- Relaxamento é bem estar emocional: A textura e o som suave do bambu em movimento, induzem um estado de tranquilidade, aliviando sintomas de sofresse, ansiedade e insónia.
Estudos e Evidências:
Embora ainda sejam limitados os estudos clínicos dedicados exclusivamente à bambuterapia, os efeitos combinados de massagens, profunda, drenagem linfática e relaxamento são bem documentados na literatura científica. Além disso, a estimulação mecânica dos tecidos e músculos promove resposta neurológicas benéficas já bem estudas em terapias manuais.
Quais as indicações da bambuterapia?
- Dores musculares;
- Edemas;
- Tensão muscular;
- Stresse;
- Contracturas;
- Espasmos musculares;
- Cãibras;
- Fibroses musculares;
- Relaxamento muscular;
- Encurtamento muscular.
Quais as contra-indicações da bambuterapia?
- Tromboses;
- Tumores;
- Fases de recuperação de tumores até prescrever os 5 anos a contar da data da alta, a não ser com prescrição médica;
- Febre e gripe;
- Doenças infecciosas;
- Gravidez antes dos 3 meses e após somente com prescrição médica;
- Diabetes descontroladas;
- Febre;
- Hipertensão;
- Tromboflebite;
- Insuficiência cardíaca;
- Insuficiência renal;
- Dermatites se for na zona a tratar;
- Fraturas ou cirurgias recentes;
- Alterações de sensibilidade.
Recomendações:
- Apesar de ser uma terapia que pode ser feita tanto em homens como em mulheres de todas as idades é preciso ter em consideração sempre a pressão e a velocidade a aplicar;
- O ideal é fazer uma massagem por semana como completo a outros serviços de massagem para obter resultados mais significativos;
- Os benefícios são bastantes e com poucas sessões já é possível ver os resultados;
- Para quem procura relaxar ou complementar as tuas terapias principais outra terapia, este método é bastante indicado, respeitando sempre as indicações e contra indicações da mesma.
Conclusão:
A bambuterapia é mais do que uma técnica de massagem, ela é uma experiência sensorial e regeneradora que une o toque da natureza à ciência do cuidado corporal. Seja para aliviar dores, cuidar da estética ou simplesmente renovar a energia, este ritual oferece benefícios profundos.