Eletroestimulação
A eletroestimulação ou estimulação elétrica é uma técnica terapêutica que utiliza correntes elétricas de baixa intensidade para estimular diretamente os músculos, nervos e tecidos, com o objetivo de promover a reabilitação física e alívio de sintomas, através da aplicação de eletrodos na pele, que conduzem a corrente elétrica para a zona que queremos trabalhar. As principais correntes que utilizo são as seguintes:
- TENS (Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea). Ela usa correntes elétricas de baixa frequência para promover o alivio da dor, sendo este o seu principal efeito.
- EMS (Estimulação Muscular Elétrica). Estimula diretamente os músculos por meio de correntes elétricas. É frequentemente utilizado para reabilitação e fortalecimento muscular.
A eletroestimulação apresenta as principais vantagens:
- Recuperação mais rápida, após o exercício físico.
- Alivio da dor. A estimulação ajuda a bloquear a transmissão de sinais de dor para o cérebro, promovendo um alívio da dor a um cliente com diversas condições dolorosas.
- Reabilitação muscular. A eletroestimulação é usada para fortalecimento de músculos enfraquecidos ou atrofiados, em casos de lesões no seu processo de recuperação ou para combater a perda de massa muscular associado a condições médicas específicas.
- Melhoria do fluxo sanguíneo da área que está a ser tratada, ajudando a melhorar a cicatrização de feridas e a regeneração muscular.
- Redução de edemas, através da melhoria da circulação sanguínea e linfática.
- Ação anti-inflamatória através da liberação de citocinas e outros mediadores anti-inflamatórios.
- Relaxamento muscular o que pode ser útil para tratar a dor e os espasmos musculares.